Nós, a pandemia e a nossa casa - Viviane Dinamarco

Nós, a pandemia e a nossa casa


Ela veio e virou a nossa vida de ponta-cabeça. Quase que simultaneamente o mundo adotou o isolamento social e de todos os lugares veio a mesma mensagem: fique em casa.

A partir daí – e já se vão mais de três meses – temos de explorar o universo doméstico de várias formas. Afinal, ele já não é usado somente por algumas horas do dia e aos fins de semana: tornou-se nosso cenário por 24 horas ininterruptas.

Arrisco a dizer que a maioria de nós teve de fazer adaptações, seja mudando a configuração dos ambientes, seja adquirindo um item de decoração. Para isso, a internet virou a nossa grande aliada. E os números confirmam minhas suspeitas.

Ambientes multifuncionais sem perder o conforto e a estética

Estudo recentemente divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Konduto, registrou aumento de 23,61% no número de vendas on-line de móveis e itens de decoração entre 1º de março e 30 de abril, ficando atrás apenas de calçados, bebidas, supermercados e artigos esportivos.

Os dados confirmam que as pessoas buscaram soluções – definitivas ou não – para viver os novos tempos com mais conforto e praticidade, transformando a casa em um espaço multifuncional. Isto é, elas agora fazem tudo na tranquilidade do lar: estudam, se exercitam, se entretêm e trabalham.

Home office, tendência mesmo no pós-pandemia

Certamente a necessidade de trabalhar de casa foi a que mais promoveu mudanças na rotina. Foi preciso se acomodar, no primeiro momento, na sala ou no quarto, convivendo com os outros familiares – principalmente crianças – no mesmo ambiente.

Nem tudo funcionou muito bem. Afinal, poucas pessoas idealizaram os espaços para serem flexíveis. Daí surge o desconforto de não ter uma cadeira apropriada para ficar horas sentado diante do computador. A iluminação inadequada compromete o rendimento, assim como a falta de privacidade tira o foco e a atenção.

Para alguns profissionais, essa pode ser a realidade com o término do isolamento. Divulgada no começo de junho, pesquisa da Cushman & Wakefield aponta que 73,8% das empresas pretendem adotar o sistema home office de alguma forma após a pandemia.

O que fazer para melhorar esse clima de improvisação?

Estruturando o seu home office

Minha primeira sugestão é tomar cuidado para não transformar a casa toda em seu espaço de trabalho. Por isso, use sempre o mesmo local e, assim que concluir suas tarefas profissionais, “feche” o escritório, guardando o material e desligando o computador. Isso o ajuda a “voltar” para o seu ambiente doméstico.

Vale deixar as janelas abertas e aproveitar a luz do sol. Caso não seja possível, aposte em plantas próprias para espaços fechados. Também pode ser uma boa opção montar seu home office na varanda. Pense nessa possibilidade!

Procure também melhorar a iluminação. Uma luminária de mesa pode trazer muito conforto visual. Dê preferência à articulável, pois o ideal é que a lâmpada fique 50 cm distante da sua bancada. Se tiver dimmer, melhor ainda, porque assim é possível controlar a intensidade da luz. Dúvidas quanto à cor da lâmpada? A branca é melhor para a concentração. E a de LED tem design e é mais econômica.

Dando novo sentido aos espaços de sua casa

Mudar a cor da parede pode ajudar a definir com mais clareza o seu home office, assim como investir em móveis mais adequados. Que tal trazer para casa sua poltrona do escritório? Pode ser a solução para você se sentir mais bem acomodado.

E mais: se precisar adequar algum ponto de elétrica, use tubulação aparente. O estilo industrial vai trazer ainda mais bossa ao ambiente.

Se frequentava academia e precisa malhar em casa, compre apenas equipamentos necessários e que caibam no seu quadrado. Caso tenha um solarium, pode transformá-lo na sua sala de ginástica. O da foto foi executado com estrutura metálica, vidro e esteira de bambu!

Reinventando um novo jeito de viver

Acredite! Ideias é o que não falta! Faça de tudo para ter um dia a dia confortável e produtivo. Aproveite os novos tempos para dar novo sentido ao próprio tempo. Para se redescobrir e se reinventar. Para dar valor ao que realmente importa.

Coloque em prática conceitos tão divulgados, mas poucos vividos, como sustentabilidade e mobilidade. Transforme o seu lar no seu refúgio ideal para convivência.

CATEGORIAS: